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PRONTUÁRIO DA RAZÃO DEGENERADA

Através de uma estrutura documental, um grupo de artistas-documentaristas decide entender os fatores que levaram uma população de mais de 70% de pessoas negras e não-brancas a ser internada no Hospital Colônia de Barbacena (MG) e em outros espaços psiquiátricos. Idealizado por Gabriela Rocha, o espetáculo foi indicado a cinco categorias do Prêmio Braskem: “Espetáculo Adulto”, “Direção”, “Melhor Atriz”, “Revelação” e “Texto”, tendo sido contemplado nas duas últimas.

Direção: Diego Araúja
Ações: Montagem e Temporada de espetáculo; Debate aberto ao público (2019)
Serviço Prestado: Idealização, Captação, Produção e Gestão Financeira
Financiamento: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

QUASEILHAS

Primeira obra cênica autoral brasileira integralmente falada em Yorùba, QUASEILHAS, de Diego Pinheiro, é uma experiência que se motiva na invenção de presenças performativas nos vazios da memória afro-diaspórica. Através do oríkì, o autor troca a amnésia pela invenção da memória de sua família materna: descendentes de negras(os) ijesa, da cidade nigeriana de Iléṣà. A obra teve a sua primeira temporada realizada em Salvador em abril de 2018, e posteriormente participou, em agosto do mesmo ano, no IC-Encontro de Artes; e em setembro, no Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (FIT BH). Em abril de 2019, promoveu uma segunda temporada no Mercado Iaô (Salvador – BA). Em 2020, foi uma das obras que representou o Brasil no Festival de Teatro Iberoamericano ¡Adelante! em Heidelberg (Alemanha). QUASEILHAS foi indicado ao PRÊMIO BRASKEM DE TEATRO 2018 nas categorias Direção e Especial (Direção Musical).

Autoria e Direção: Diego Araúja (BA)
Parceira: Àràká – Plataforma de Criação em Arte
Ações: 1ª Temporada (2018); 2ª Temporada associada a oficinas e ações de formação de plateia (2019); Apresentações no Festival IC (2019); Apresentações no Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (2019); Apresentações no Festival Festival de Teatro Iberoamericano ¡Adelante!, em Heidelberg/Alemanha (2020)
Serviço Prestado: Captação, Produção e Gestão Financeira
Financiamento: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e Fundação Gregório de Mattos

BISPO

Bispo a Sêco é um espetáculo solo, protagonizado por João Miguel, inspirado na vida e obra do artista plástico brasileiro Arthur Bispo do Rosário, que viveu cerca de 40 anos em um hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro. Em cena, acompanhado pelos músicos ngelo Santiago e Sidney Argolo, João Miguel mistura as palavras de Bispo com as vertentes mais modernas do teatro contemporâneo, propondo uma união de várias linguagens para dialogar com a obra criada por Bispo.

Parceiro: João Miguel (BA)
Ações: Apresentações do Espetáculo na Caixa Cultural de Curitiba (2019)
Serviço Prestado: Captação, Produção e Gestão Financeira
Financiamento: Caixa Cultural e Governo Federal

A DRAMATURGIA DO DEBATE - O CAMPO DE BATALHA

O projeto promoveu a turnê Nordeste da obra cênica “O Campo de Batalha”. No palco, em uma suposta Terceira Guerra Mundial causada pela disputa das águas do planeta, dois soldados de corporações inimigas são surpreendidos pelo anúncio da suspensão temporária da guerra. Durante a pausa bélica, os dois inimigos iniciam uma surreal aproximação que põe em risco a continuidade protocolar dos combates “oficiais”. 

Texto e autoria: Aldri Anunciação (BA)
Direção: Márcio Meirelles, com codireção de Lázaro Ramos e Fernando Philbert
Parceira: Melanina Acentuada Produções Artísticas (BA)
Ações: Apresentações nas cidades de Natal (RN), Mossoró (RN), Aracaju (SE), Itabaiana (SE); Oficinas de Dramaturgia; Bate papo com grupos locais (2019)
Serviço Prestado: Produção e Gestão Financeira
Financiamento: BR Distribuidora através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet)

A BUNDA DE SIMONE

A montagem propõe um fórum de discussão sobre o corpo e sua autonomia na sociedade contemporânea. A estrutura da obra-collage busca dar vazão a subjetividades e identidades que extravasam o corpo a partir dos elementos da dança, teatro e performance, tendo inspirações nos escritos de Beauvoir e em outros estudos sobre o corpo, o corpo feminino, o desejo, a mídia e cultura pop – além das próprias histórias das atrizes-performers.

Parceiro: Teatro Base (BA)
Ações: Montagem e Temporada do espetáculo; Painel de debates; Experimento cênico; Oficina; Videoteca (2014)
Serviço Prestado: Produção e Gestão Financeira
Financiamento: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia