Pular para o conteúdo

giro conecta

A plataforma Giro Conecta é um Spin off da Giro Planejamento Cultural, idealizado por Joana Giron, que tem como missão promover a conexão da produção musical contemporânea do Brasil, África e América Latina, através da promoção de experiências ao vivo, produtos digitais e informação. O objetivo é contribuir de forma estruturante para a internacionalização de projetos musicais brasileiros, ao mesmo tempo em que contribui para que o público brasileiro conheça cada vez mais artistas da cena musical contemporânea da África e América Latina.
A primeira ação da plataforma foi o show da cantora cabo-verdiana Mayra Andrade, com participação da cantora baiana Mariene de Castro e abertura da cantora Melly, na Concha Acústica, em Salvador.

Serviço Prestado: Idealização e Coordenação Geral
Financiamento: Goethe-Institut

OCUPAÇÃO SOUND SYSTEM

Ocupação Sound System – Arte Urbana na Comunidade é um projeto de formação, intercambio e circulação que tem como mote estimular o potencial criativo de jovens através do grafitti e da cultura do sound system, realizando 07 oficinas, 01 bate papo e 01 festa de sound system com o Ministereo Público e 02 convidados. O projeto prevê a realização de 02 edições, sendo uma no bairro da Barroquinha e outra na Boca do Rio, com todas as atividades gratuitas, no verão de 2023.

Aos sábados serão realizadas 06 oficinas e o bate-papo e para finalizar as atividades de cada edição, aos domingos, será realizado um baile Sound System, capitaneado pelo Ministereo Público, com a participação de 02 convidados diferentes por edição. A proposta foi selecionada no Edital n° 9/2019 Setorial de Música 2019 e conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura.

Parceira: Ministereo Público
Ações: 2 edições do Ocupação Sound System, com 08 ações formativas e baile Sound System.
Serviço Prestado: Captação, Produção e Gestão Financeira
Financiamento: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

FESTIVAL AFROPOP

O Festival AFROPOP surge para dar voz à efervescência do cenário contemporâneo da arte negra no país, exaltando a multiplicidade da música, destacando a diversidade rítmica brasileira e unindo artistas de diferentes gerações em um só palco. Tendo como idealizadora e anfitriã a artista Margareth Menezes, a 1a edição do Festival reuniu nomes como Márcia Short, Olodum, Dão, Panteras Negras, Tulani Masai e Cronista do Morro. Além dos shows musicais, o festival contou com participações em registros audiovisuais de depoimentos de grandes artistas brasileiros fundamentais na formação das referências afro-urbanas atuais. O evento foi transmitido pelo YouTube de Margareth Menezes, com transmissão simultânea pela TVE Bahia.

Parceiro: Pedra do Mar e Margareth Menezes
Ações: 02 dias de Festival (2021)
Serviço Prestado: Captação, Produção e Gestão Financeira
Financiamento: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Lei Aldri Blanc

AFROCIDADE TV

A Giro é responsável pela realização do projeto Afrocidade TV , que é a versão online do projeto Afrocidade – Ações Formativas, proposto pelo grupo para o edital de Cultura de Camaçari. O projeto prevê a criação de 07 vídeos formativos, que foram disponibilizados no instagram do grupo Afrocidade, com as temáticas de dança, percussão e rima.

Parceiro: Afrocidade
Ações: Lançamento de 07 video aulas (2021)
Serviço Prestado: Captação, Produção e Gestão Financeira
Financiamento: Secretaria de Cultura de Camaçari

CORO DE RUA

O Coro de Rua surgiu em 2017 e teve como elementos norteadores a cultura do soundsystem jamaicano, a ocupação do centro histórico de Salvador e a inserção da mulher no mercado de trabalho da música. A partir desses elementos, foram realizadas duas ocupações sonoras no bairro da Barroquinha, com um baile Soundsystem, tendo Lívia Nery como anfitriã e a amplificação sonora do Ministereo Público Sistema de Som. As edições contaram com a participação de artistas consagrados e iniciantes como Karina Buhr (PE), Bnegão (RJ), Vandal (BA), Mis Ivy (SP), Aurea Semiséria (BA) e Danzi Love Jah (BA), durante 8 horas de evento, divididas em 2 edições, que levaram mais de 2 mil pessoas para as escadarias da Barroquinha. O projeto contou ainda com uma oficina de produção musical eletrônica ministrada por Livia Nery.

Parceira: Lívia Nery e Noarr Cultura e Conteúdo
Ações: 2 edições do Coro de Rua com shows e oficina (2017)
Serviço Prestado: Captação, Produção e Gestão Financeira
Financiamento: Fundação Gregório de Mattos

PAGODÃO DA BAHIA EM LONDRES

Idealizado pelo Giro, o projeto “Pagodão da Bahia em Londres” teve o propósito de promover conexão cultural entre os ritmos da música popular da Bahia, em especial do pagodão baiano, e os ritmos da matriz africana, presentes no bairro de Brixton, em Londres. Para isso foi realizado através do projeto a primeira turnê internacional do grupo Afrocidade, em setembro de 2018, além de ações formativas, através de duas oficinas de Percussão e Dança “Pagodão da Bahia” – ministradas pelos membros do grupo – associadas a duas vivências artísticas entre os integrantes do Afrocidade e a mestre senegalesa Aida Diop. A ação foi realizada através da parceria das produtoras Giro Planejamento Cultural (Brasil), Mama Sounds (Brasil/Londres) e Movimientos (Londres).

Parceiro: Mama Sounds (Brasil/Londres), Movimientos (Londres) 

Ações: Oficinas, intercâmbio e apresentações musicais do grupo Afrocidade em:

  •       Rich Mix, em East London (2018)
  •       Festival Brixton Come Together no Hootananny, em Brixton, Londres (2018)
  •       Festival The Word Transformed, no Constellations & The Observatory, em Liverpool (2018)

 Serviço Prestado: Idealização, captação, produção e gestão financeira

Financiamento: Edital de Mobilidade – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

begin

À beira-mar, o BeGin trouxe uma nova experiência com o gin, oferecendo ilhas de bebidas criativas, inéditas e cheias de ousadia, proporcionando singulares sensações ao público e vigorosas imersões sonoras na Cultura Sound System, sob o comando do Ministereo Público Sistema de Som. Com assinatura do Bombar e Giro Planejamento Cultural, a festa, que teve sua primeira edição realizada no Terminal Turístico Náutico da Bahia – Comércio, oferecendo 8h ininterruptas de música, com participações especiais de artistas locais e nacionais. O evento contou com as participações especiais de Pedro Pondé, AfroManjaro Roots, Freelion, Pali, Okwei Odili, Trap Funk & Alívio, Cronista do Morro, Vandal, Mahal Pitta e Rico Dalasam.

Parceira: Lívia Nery e Noarr Cultura e Conteúdo
Ações: 2 edições do Coro de Rua com shows e oficina (2017)
Serviço Prestado: Captação, Produção e Gestão Financeira
Financiamento: Fundação Gregório de Mattos