Ronei Jorge iniciou sua carreira nos anos 90 tocando, cantando e compondo para as bandas de rock Mutter Marie e Saci Tric. Em 2003, deu início a um novo trabalho junto à banda Ladrões de Bicicleta, novamente atuando como cantor e compositor, com a qual gravou de maneira independente um disco homônimo (2005), com produção de Luiz Brasil, e Frascos, Comprimidos, Compressas (2009), produzido por Pedro Sá, por meio do programa Petrobrás Cultural. Com a Ladrões, Ronei passou pelos principais festivais do Brasil, como MADA, Goiânia Noise, Festival de Verão de Salvador, Circuito Cultural Banco do Brasil, além de duas etapas do Claro que é Rock, percorrendo cidades como São Paulo, Campinas, Aracaju, Recife e Natal.

Em 2013, se juntou ao músico, arranjador e produtor João Meirelles e à artista visual Lia Cunha formando o Tropical Selvagem, projeto híbrido que promove o intercâmbio entre música e artes visuais.

Atualmente Ronei está desenvolvendo o seu trabalho solo, com uma nova banda formada por Livia Nery, Carla Suzart (baixo) e Ian Cardoso (guitarra).