O projeto Pequena Usina de Filmes trata-se de um curso de introdução à linguagem de cinema de animação voltado para crianças. Formação esta que ocorre paralelamente ao processo de produção de um curta de animação utilizando a técnica de Stop Motion.

Idealizado pela cineasta baiana Gabriela Leite, a primeira edição do projeto aconteceu no primeiro semestre de 2016, com crianças entre 03 e 06 anos, na França. Como resultado desse curso, foi produzido o curta-metragem de animação Les Trois Petits Cochons – (Os Três Porquinhos) (https://goo.gl/qqwGJs)

Através da parceria com a Giro Planejamento Cultural, o projeto Pequena Usina de Filmes foi realizado pela primeira vez no Brasil, de junho a setembro de 2017, e contou com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia através do edital Setorial de Audiovisual 2016. O curso foi gratuito e destinado a 30 crianças, com idade entre 10 e 11 anos, estudantes da escola municipal São Vicente, localiza no povoado do Diogo, município de Mata de São João, Bahia.

Como resultado da edição ocorrida no Brasil, foi produzido o curta-metragem “O Mistério da Palha”, de 05 minutos de duração, e que teve a sua exibição realizada no dia 29 de setembro de 2017 na vila de Diogo.