Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O projeto Pequena Usina de Filmes trata-se de um curso de introdução à linguagem de cinema de animação voltado para crianças. Formação esta que ocorre paralelamente ao processo de produção de um curta de animação utilizando a técnica de Stop Motion.

Idealizado pela cineasta baiana Gabriela Leite, a primeira edição do projeto aconteceu no primeiro semestre de 2016, com crianças entre 03 e 06 anos, na França. Como resultado desse curso, foi produzido o curta-metragem de animação Les Trois Petits Cochons – (Os Três Porquinhos) (https://goo.gl/qqwGJs)

Através da parceria com a Giro Planejamento Cultural, o projeto Pequena Usina de Filmes foi realizado pela primeira vez no Brasil, de junho a setembro de 2017, e contou com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia através do edital Setorial de Audiovisual 2016. O curso foi gratuito e destinado a 30 crianças, com idade entre 10 e 11 anos, estudantes da escola municipal São Vicente, localiza no povoado do Diogo, município de Mata de São João, Bahia.

Como resultado da edição ocorrida no Brasil, foi produzido o curta-metragem “O Mistério da Palha”, de 05 minutos de duração, e que teve a sua exibição realizada no dia 29 de setembro de 2017 na vila de Diogo.