Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A Giro realizou a produção local da Mostra New Queer Cinema – Cinema, Sexualidade e Política, que aconteceu entre os dias 02 e 12 de setembro de 2015, na Caixa Cultural Salvador.

O termo New Queer Cinema surgiu no fim da década de 1980 para classificar filmes de uma nova geração de cineastas norte-americanos e britânicos que desafiava as normas politicamente corretas com as quais Hollywood e a televisão norte americana tratavam os homossexuais. As produções eram uma tentativa de se criar discussões sobre assimilação e tolerância de gêneros pela mídia e pela sociedade.

O projeto, realizado pelo grupo Luzes da Cidade, reuniu alguns filmes raros – especialmente curtas seminais da época –, que não tiveram sessões públicas no País. O objetivo é reavaliar esse intervalo de 25 anos, a relevância e o impacto do New Queer Cinema e o que ele representa na sociedade contemporânea com novos debates e questões. A programação reuniu 14 longas, 04 médias e 09 curtas metragens, dois debates e um bate-papo com o cineasta canadense Bruce LaBruce.