Plataforma digital de acervo e fomento à produção de videoclipes:

www.clipeteca.com.br

O Clipeteca é uma plataforma online que busca valorizar e, sobretudo, incentivar a produção de videoclipes. Com caráter colaborativo, o site funciona como um acervo de videoclipes de artistas e grupos baianos de diferentes épocas e estilos musicais, atualizado constantemente com a inserção de produções recém lançadas ou ainda não listadas.

Lançado em junho de 2014, a plataforma é reconhecida pela crítica especializada como uma iniciativa inédita e importante para a memória e fomento da produção audiovisual do setor. Na primeira etapa do projeto, que contou com o patrocínio da Fundação Gregório de Matos, foram produzidos três videoclipes pela equipe do Clipeteca. Dois deles receberam sete indicações do Prêmio Caymmi de Música 2015, ganhando os prêmios de melhor roteiro pelo videoclipe Toco Y Me Voy, da Toco Y Me Voy; e melhor fotografia por as nuvens, de nana.

Com foco inicial na produção realizada na Bahia, o objetivo é que o projeto amplie para outros estados, sendo um espaço para que artistas, bandas, profissionais, estudantes e demais interessados possam ter acesso ao que está sendo produzido na Bahia e no país em um único lugar.